Simulação de Processos 2018

PÚBLICO ALVO Engenheiros Químicos interessados em desenvolver seus conhecimentos sobre Simuladores de Processo comerciais. CARGA HORÁRIA 16 horas (curso ministrado em dois dias consecutivos).   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO As diferentes arquiteturas de simuladores comerciais de processos. A noção de graus de liberdade. O elemento chave: cálculo de propriedades termodinâmicas em um simulador de processo. Introdução aos…

Scale-up de Processos 2018

PÚBLICO ALVO Engenheiros químicos interessados em ampliar seus conhecimentos em escalamento de processos e na teoria da escala. CARGA HORÁRIA 16 horas (4 períodos).   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução. Dimensões fundamentais e Sistemas de unidades – Conversão de unidades de grandezas e de equações. Equações adimensionais e conceito de escala – Modelo e protótipo – Exercícios…

Adsorção 2018

PÚBLICO ALVO Engenheiros, técnicos de nível universitário e pesquisadores interessados na compreensão e no projeto de processos de adsorção. OBJETIVO Processos adsortivos estão presentes em vários processos químicos industriais para a separação e purificação de produtos. O curso visa oferecer aos participantes os conceitos fundamentais da adsorção no que tange aos aspectos associados aos diferentes…

Balanços de Material e Energia – Usando o Solver do Excel 2018

PÚBLICO ALVO Engenheiros químicos com atuação na indústria química (engenheiros de processo), envolvidos na avaliação e resolução de problemas operacionais, na execução de estudos de otimização de unidades ou no desenvolvimento de opções de produção. OBJETIVO Os balanços de massa e de energia de unidades industriais tem dois objetivos principais. Primeiro, servir de base para…

Inteligência regulatória na exportação de substâncias químicas 2018

PÚBLICO ALVO Profissionais de comércio exterior, assuntos regulatórios e product stewardship nas indústrias químicas, siderúrgicas, metalúrgicas, mineração, couros, cosméticos, papel e celulose, têxtil, equipamentos e artigos de uso final. OBJETIVO O REACH (Registro, Avaliação, Autorização/Restrição de Substâncias Químicas) adotado pela União Europeia (UE) exige que toda substância química produzida ou importada pela UE seja registrada.…

Movimentação de Fluidos 2018

PÚBLICO ALVO Engenheiros químicos com atuação na indústria química (engenheiros de processo), envolvidos na avaliação e resolução de problemas operacionais, na execução de estudos de otimização de unidades químicas, ou no desenvolvimento de opções de produção. OBJETIVO Os conceitos de movimentação de fluidos são usados tanto para o projeto de instalações industriais novas como na…

Agitação e Misturas 2018

PÚBLICO ALVO Voltado para profissionais de nível técnico e superior que atuam nas áreas de projetos, produção e processos industriais. OBJETIVO Estudar os processos de agitação e mistura utilizados na indústria, suas áreas de aplicação, vantagens e inconvenientes por intermédio de estudos de caso.   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O curso apresenta os conceitos básicos dos processos…