ABEQ - Associação Brasileira de Engenharia Química

Nossas Atividades


Congressos

COBEQ – O Congresso Brasileiro de Engenharia Química é um encontro científico organizado por uma universidade diferente a cada dois anos. Em 2006, o evento contou com 700 participantes. O XVII COBEQ será realizado em Pernambuco no ano de 2008, com organização pela UFPE.

TECNIQ – O Encontro Brasileiro sobre Tecnologia na Indústria Química terá sua terceira edição em 2008, em parceria com a ABIQUIM. Visa a contribuir para a consolidação de um ambiente que favoreça a inovação na indústria. No evento de 2006, 100 trabalhos técnicos foram produzidos pela própria indústria e pela academia. O evento é enriquecido por debates sobre as perspectivas da indústria química no Brasil.

ENBEQ – O Encontro Brasileiro sobre o Ensino de Engenharia Química, que acontece bianualmente, tem por objetivo aperfeiçoar o ensino de engenharia química no país. Docentes de todo o Brasil participam de grupos de trabalho que analisam diferentes aspectos da formação do engenheiro químico em níveis de graduação e pós-graduação. Recomendações e ações propostas são submetidas a aprovação em plenária com todos os participantes. Para o XII ENBEQ, que será organizado pela USP e ocorrerá em Águas de São Pedro (SP), são aguardados cerca de 200 docentes de todo o país.

COBEQ-IC – Congresso Brasileiro em Iniciação Científica de Engenharia Química, realizado a cada 2 anos, ajuda a preparar os futuros profissionais na prática de expor e defender trabalhos técnicos, submetendo-os à apreciação de especialistas de renome. Debatem-se em mesas-redondas temas relacionados à política científico-tecnológica e industrial do país. O VIII COBEQ-IC será oferecido pela UFU em Uberlândia.

Publicações

Brazilian Journal of Chemical Engineering – Periódico trimestral que publica artigos científicos em inglês. Indexado pelo Science Citation Index, Chemical Abstracts, Engineering Index, SciELO e Current Contents, dentre outros, tem tido crescente importância para a comunidade de Engenharia Química, ao dinamizar a difusão internacional de seus trabalhos. É classificado pela CAPES como periódico de nível internacional A.
Revista Brasileira de Engenharia Química (REBEQ) – A publicação quadrimestral promove o debate sobre questões relacionadas à engenharia química e suas relações com a sociedade. Traz ainda crônicas, artigos técnicos, e informações sobre eventos, cursos e empregos. O associado ABEQ recebe a REBEQ gratuitamente.
Boletim informativo – Este boletim eletrônico leva mensal e gratuitamente a toda a comunidade e de engenharia química do país, notícias rápidas sobre atualidades relevantes para o engenheiro químico, bem como notícias sobre eventos, cursos e empregos. Há ainda um artigo assinado em cada edição.

Serviços

Convênios – Os sócios da ABEQ e seus familiares contam com descontos em cursos de idiomas e livrarias, entre outros.
FALE CONOSCO – uma rede de consultores oferece, de forma rápida e eficaz, respostas técnicas à comunidade de EQ.

Prêmios

Desafio OXITENO – ABEQ: Concurso Brasileiro de Projeto Químico – selecionam-se os melhores trabalhos de estudantes de graduação sobre um projeto-problema proposto por uma comissão técnica especialmente designada.
BRASKEM – ABEQ: Prêmio Nacional de Pós-Graduação – são premiados anualmente trabalhos de pesquisa acadêmicos de alto nível.
Prêmio Incentivo à Aprendizagem – Este prêmio é concedido anualmente ao melhor formando de Engenharia Química de cada instituição de ensino superior.

Cursos

A ABEQ oferece diversos cursos de extensão, além de oferecer descontos a sócios em alguns cursos de extensão, especialização e mestrados profissionais de instituições parceiras.

Copyright ABEQ - Associação Brasileira de Engenharia Química - Todos os Diretos Resevados